sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CHALHUANCA - ICA, PERU – 12 de janeiro de 2012 – 480km

Ontem chegamos bem cedo ao nosso charmoso hotel e então decidimos que poderíamos sair cedo e chegar cedo em Nasca e fazer o sobrevôo das Linhas, assim ganhávamos uma manhã livre para poder descansar ou visitar mais coisas. Dito e feito, acordamos às 05:00hs, estavamos tomando café-da-manhã às 05:30hs e um pouco depois das 06:00hs estávamos na estrada, sabíamos que hoje seria muito frio pois cruzaríamos a cordilheira a 4995 metros, então tínhamos que torcer que não chovesse e o sol brilhasse forte. A estrada é linda, corta as montanhas e acompanha o rio por longo período, mas é hora de subir a cordilheira e quando sobe, pode-se esperar frio, mesmo com muito sol, o céu estava azul e não tinha uma nuvem no céu, perfeito. As curvas da estrada não permitem imprimir uma velocidade muito alta, mas a média nossa estava no limite, queríamos chegar em Nasca ao meio dia ou antes, são só 340km entre o nosso hotel e o aeroporto de Nasca, 17 motos e dois carros cruzavam a cordilheira a todo vapor, por ora curvas em U e quando chegamos no topo uma “pampa”, uma planície de perder a vista, só para ver se as motos rendiam na altitude aceleramos muito, que experiência, o frio estava a meros 3 graus Celsius, os pilotos das motos sem manopla aquecida sofreram muito, pois mesmo sem chuva as luvas nunca chegam a aquecer as mãos. Fausto passou por aqui em julho do ano passado e pegou -12 graus com sol. Estas planícies altoandinas são o refúgio das Vicunhas, camelídeo andino ameaçado de extinção que por aqui pasta em grupos familiares, vimos muitos, é bom saber que ainda existem lugares onde estes animais ainda andam soltos sem a pressão humana. Passada a parte mais alta, a estrada desce em curvas intermináveis e a paisagem árida começa a tomar conta, o pouco verde que existia sumiu de vez, agora são rochas e mais rochas, montanhas inteiras quase sem nenhuma vegetação, para nós que viemos do verde, isso é inacreditável. A temperatura aumenta, e nossas roupas de frio agora pesam e o calor é intenso, parece que estou em Cuiabá, MT. Após muitas curvas chegamos à cidade de Nasca, bem ao meio dia quando o sol está no auge, fomos direto ao aeroporto e já organizando quem chegava primeiro para fazer o sobrevôo das Linhas de Nasca. Antes de embarcar, cada participante é pesado para ver em qual lugar da aeronave irá sentar. As aeronaves são os famosos ”teco-teco” (aviões Cesna para 6 pessoas, sendo 04 turistas + 2 pilotos) que sobrevoam os céus pantaneiros. O sobrevôo começa e o piloto vai chamando cada figura, o “Macaco” à direita e abruptamente a avioneta gira à direita, depois gira à esquerda, fazendo um círculo sobre cada figura, há de tudo até um “astronauta” dando tchauzinho e muitas figuras geométricas que parecem ser pistas de aeroportos, não há explicação para isso, pelo menos para mim isso é um mistério. O grupo está divido em várias aeronaves, e a cada chegada, há de tudo, alguns estupefatos com o vôo, outros rindo, mas uma chama a atenção em especial, é a Luciana que sai as gargalhadas do avião, pronunciando algo que o ruído dos motores dos aviões não permitem entender o que é? Ahh ela diz que: há pilotos que voam baixo mas não conseguem voar alto, logo que o Dean e o Reinaldo descem do avião, dá para entender o porquê, nossos nobres colegas passaram mal, vomitaram dentro do avião, ainda bem que foi na sacola, no caso do Dean não deu tempo e foi no chapéu que comprou em Cusco, dizem que quando o piloto anunciou que iria virar à direita onde o Reinaldo se encontrava, ele disse: “carece não, moço”, Mirian se juntou ao grupo também. É o trio “vamos então” ou “vomitão”.