terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CUSCO & MACHU PICCHU, PERU – 09 e 10 de janeiro de 2012 - 0km

Depois de termos chegado em Cusco, tiramos a manhã para descansar, ao final de contas todos nós merecíamos. No dia anterior à nossa chegada desembarcaram em Cusco Lori (esposa do Toninho), Dna. Lana (esposa do Oscar) e Ana Carolina (filha da Dna. Lana e do Oscar e irmã do Carlos). Como boas representantes do sexo feminino, elas já chegaram dispostas à conhecer a cidade de cabo a rabo, foram à missa na catedral, e é claro foram às compras, que mulher resiste às compras quando os maridos estão longe? É isso ai, vocês estão certas o dinheiro foi feito para ser gasto.
Grupo reunido saímos para fazer o city tour, visitamos a imponente Catedral, uma obra de arte, em todos os sentidos, impressiona ao entrar, impressiona ao passear por dentro, pinturas da escola Cusquenha, esculturas em madeira do estilo barroco, e muito pó-de-ouro, mas bota muito nisso, imagem de santos e diferentes virgens, inclusive uma que olha para você indiferente de qualquer direção que se encontre. As ruas de Cusco estão repletas de história, são calçamentos e muros incas que se misturam ao legado espanhol das igrejas e catedrais. Cusco é uma cidade cosmopolita, há turistas do mundo todo em cada canto da cidade. Visitamos também a fortaleza de Sacsayhuaman, antigo reduto inca que cercava a cidade e que hoje é palco do inti raymi (a fetsa do sol) no dia 21 de junio. A chuva atrapalhou nosso passeio e decidimos voltar ao hotel.
Nosso jantar foi inesquecível, restaurante fechado para atender o nosso grupo e uma variedade de comidas peruanas de todos os tipos, não é à toa que a culinária peruana é reconhecida pela Organização dos Estados Americanos como Patrimônio Cultural das Américas, o Peru é o primeiro país a receber tal galardão. E nós, pudemos conferir o porquê.Como se isso fosse pouco, ainda tivemos apresentação de um grupo musical com instrumentos andinos e danças típicas da região. Sem palavras para explicar.
Nosso segundo dia começou cedo, eram, 03:30hs e estávamos embarcando em nosso ônibus que nos levaria a Machu Picchu, duas horas de ônibus, mais uma hora e meia de trem e outros trinta minutos de microônibus nos separavam de uma das sete novas maravilhas do mundo, Machu Picchu guarda uma cidade inca que sobreviveu à chegada dos espanhóis e pode nos mostrar detalhes da vida desse povo. A cidadela é impressionante pois está localizada na parte alta de uma montanha cercada de verde e muitas nuvens,parece um Olimpo rodeada de nuvens.É de fato um lugar com muita energia e nesta época de chuvas demos muita sorte do tempo estar ao nosso favor. Foi um dia inteiro nas ruínas, e muitos se emocionaram, era um sonho realizado, é inevitável mencionar que o nosso grupo uniformizado chamava muito a atenção, ao final de contas o nosso slogan estava estampado nas costas de cada participante: “Quem nunca viajou de moto, não sabe o que é viajar”.

6 comentários:

  1. Preciso fazer um comentário.Eu sei que a viagem de vocês está ótima.Estou aprendendo muito e me apaixonando com a história deste lugar e agora enriquecida pela ARTE.Porém, agora com a presença da minha amiga Lana vai melhorar muito mais porque além de dinâmica é muito observadora e ajudará o grupo com seus conhecimentos de mestre em História Natural. Abraços a todos e continuem nos informando de tudo. SUUUCEEESSSOOS!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ehhhhh gostei demais da referência de Clenismar à minha irmã Lana... Ela é expert!!!!! Realmente, a viagem de vocês nos deixa aqui com vontade de estar aí... He he... Sucesso, parabéns pela organização e tenham um espetacular dia!!!! Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Braulio, sei que é pedir muito, mas se puder citar o nome dos hotéis e o custo da diária, nos ajudaria no planejamento de futuras viagens, pelo menos nesta região, Peru e Bolivia.
    Abraços a todos os aventureiros, especialmente ao amigo Everton, daqui de C.Gde/MS, que está no grupo.

    ResponderExcluir
  4. lugares maravilhosos, estou realizando sonho vendo essas fotos,EVERTON parabéns por estar realizando esse seu sonho e não ser comandado

    ResponderExcluir
  5. Ler estes relatos e nos deixa com vontade de conhecer esses lugares. Lana te aguardo pra ouvir seus relatos e ver todas as fotografias ok.
    Abraços a todos sigam em paz.

    ResponderExcluir
  6. Opa amigos, ontem na primeira reunião do ano do CMC um dos pricipais assuntos foi esta grande aventura!! .. e ainda podemos curtir um pouco vendo as fotos do face do Gustavo.
    Parabéns e Sucesso a todos (as. Na proxima se Deus quizer vamos nessa!!

    Natalício Menezes - Cuiabá-MT

    ResponderExcluir