segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PUERTO MALDONADO - CUSCO, PERU - 08 de janeiro de 2012 - 505km

Desculpem a demora em escrever, mas o dia de hoje foi longo, em horas mas não em quilômetros. Começamos nosso dia na ensolarada Puerto Maldonado, diferente de ontem o sol brilhava e acredito que os trámites fronteiriços devam ter sido mais rápidos, pelo menos muito mais rápidos do que nós.
Mas antes vamos comentar alguns casos curiosos que aconteceram ontem. Na fronteira do Brasil com o Peru, chovia muito e o grupo todo estava amontoado sob a diminuta cabine da SUNAT, ao decidir que deveríamos pegar a estrada com a maioria, e deixar somente os três últimos, decidi ficar para ter certeza que todos chegaríamos ao nosso hotel. Quando fazia os meus tramites alfandegários um grupo de brasileiros me perguntou se os documentos lá fora eram meus, quando fui ver, Toninho tinha esquecido todos os documentos dele enquanto se aprontava para sair, cheguei e não falei nada, só para ver a reação dele. Para a minha surpresa, ele nem notou que tinha perdido todos os documentos da viagem, até hoje quando eu reuni o grupo e comentar que a policia iria parar todas as motos e teríamos que mostrar os documentos de entrada no pais. Ele chegou bem de mansinho e meio sem graça comentou que ele tinha perdido todos os documentos, falei que sem documentos ele não poderia continuar a viagem e teria que retornar ao Brasil, depois de todo o sacrifício feito por ele para conseguir arrumar a moto dele, ou tomar mais cuidado com os documentos, pois da próxima vez eu não estaria por perto. Grande Toninho! Um outro ponto interessante foi a sucessão de motos tombadas quando paradas ou quase, primeiro o Alencar que deixou cair a moto enquanto esperava a balsa do rio Madeira, depois foi o grande amigo dele João Luiz que numa demostração para tomar cuidado para não escorregar enquanto atravessava uma ponte deixou-a cair, Edival quase fez um strike na hora de estacionar as motos na fronteira do lado brasileiro, Antonio Carlos deu uma “bauletada” na moto do Braulio e a derrubou, Rogério levou um banho numa poça d’água, para nossa felicidade além do orgulho ferido e um motivo para tirar sarro com eles foi só isso.
Bom, agora vamos ao relato do dia.
Atravessar a amazônia peruana em direção aos Andes é uma experiência indescritível, é entrar num mundo sub-real, um mundo onde a nossa parca imaginação nem conseguiria contornar as formas e curvas das estradas que hoje percorremos. Sou unânime em afirmar que essa estrada é a mais bonita que todo o grupo já percorreu na vida deles, quando uma paisagem parece ser a melhor, na próxima curva há uma outra ainda mais imponente. Para quem é amante do mototurismo essa estrada deve ser considerada a mais bonita na América do Sul, pelo menos isso é pra nós.
Os primeiros 140km são retos e algumas curvas até chegar à Serra de Santa Rosa, curvas em forma de U o trajeto inteiro, isso demorou a nossa viagem, pois a velocidade não passava de 30km/h, mas foi um aperitivo do que estava por vir. Saindo da Amazônia o calor tomava conta e as montanhas eram cortadas por estradas e pontes, rios enormes, cânions impressionantes, foram quase 200km rodando de 300metros a 650 metros do nível do mar, até que a cordilheira começa e a temperatura cai abruptamente, paramos a 1500 metros quando nuvens se formavam nos picos, decidimos colocar a roupa de frio e foi a melhor decisão que tomamos, em menos de 20km até Marcapata a “meros” 3100 metros, chovia fino e a temperatura caía. Paramos em Marcapata para tomar o famoso chá-de-coca e pegar uma folhas para mastigar na subida, que de fato ajudam a enfrentar a altitude, Marcapata estava em festa, era entrega de maquinarias da prefeitura, equipamentos de som, todas as autoridades locais reunidas na praça principal e a chuva não perdoava, decidimos pegar a estrada antes que ficasse mais tarde, de 3100 metros a 4718 metros numa estrada de curvas onde os famosos “Los Caracoles” na fronteira da Argentina pro Chile ficam para aprendizes, as primeiras Lhamas pastando nos campos, e a chuva e o frio fazendo o efeito deles. O grupo parou para fazer fotos e pedir um desejo aos Apus (montanhas), que os incas consideravam sagradas. Já era tarde e chegaríamos de noite a Cusco, sorte que era de descida, a 4017 metros e depois 3400 metros, é a essa altitude que algumas aeronaves voam no Brasil. A temperatura foi de uns 30 graus em Puerto Maldonado a 4 graus chegando em Cusco, é tivemos que pilotar à noite.

1. eu me emociono só lendo ,parece que sinto o que estou lendo ,esse rapaz deve escrever um livro quando voltar dessa viagem beijos a todos esperando novos comentários

2. sou tia do Everton e torcendo para todos,que ,chegam com muita saúde, e muito unidos depois de tudo eu sou neuza meirelles de barra do piraí, rio de janeiro

3. Meirelles, foi o que pensei também ao ler os primeiros posts. No inicio abri o blog só porque a Lana , esposa de um dos pilotos, me mandou um e-mail com o endereço. Mas o "escritor" já o considero assim, é tão bom que me prendeu a este blog me faz ler tudo e a sentir também as emoções. Coitado do Toninho até parece que é de Jauru , se atrapalha mas no fim tudo dá certo. Boa viagem a todos.

4. Este comentário foi removido pelo autor.

5. BELA E MARAVILHOSA VIAGEM. VAMOS APRENDENDO O Q ENFRENTAREMOS LOGO, LOGO. XX

6. Toninho perdendo documentos? Edival caindo e derrubando um monte? Normal. Mas interessante mesmo foi o realismo da "aula" do João Luiz. Eu e o Pedro estamos acompanhando dia a dia e torcendo pelas próximas cenas de humor. Braulio, da pra faturar bem vendendo as imagens para a video cassetada do Faustão...

7. Eita, o povo do Jauru ta presente por aki mesmo, que maravilha, eheheh. Isso mesmo Clenismar, fiquemos bem atentos pra saber o q as Las Viecilis estao aprontando. Ontem a Ana Carolina, ficou um tempo no frio, tentando captar sinal de internet, pois estava ansiosa pra encontrar o resto da tripulacao. Pela foto que ela postou no FB, conseguiram se achar depois de passar tanto frio, pobrezinha!!! Ana, kd vc que ainda nao apareceu spoted em nenhum momento. E ai, como ta ficar tanto tempo sentada?? Nos conta ai um pouco da emocao... Aguardando contatos ASAP

8. Estou curtindo cada postagem deste blog espero que saia um belo livro com histórias e fotos.
    Abrços e vamos nós na carona com os aventureiros.

9. Pessoal tem mais um blog de um casal que faz comentários ótimos. Este povo até parece jornalistas. Vale a pena olhar: http://gustavoemirian.blogspot.com/. Vamos curtir! Fico maravilhada !

10. E aí pessoal,

Como o Ernandi já disse, o Alencar e Edival aprontarem alguma é de praxe (hahahaha), do Toninho não posso falar nada. O João deve ter dado uma aula em tanto pelo visto né? (Fala João!!!!). E o Reinaldão com a Boulevarzona, ninguem falou nada!. Ontem ele me disse pelo chat que tava dando surra nas BM!...Tava todo mundo aqui esperando alguma notícia interessante dele também...rsrsrsrs.

abços e continuem a bela viagem com notícias

Caio

11. Olá, estou acompanhando de perto a viagem de vocês.
    Parabéns e muito boa sorte.