sábado, 7 de janeiro de 2012

RIO BRANCO, AC BRASIL - PUERTO MALDONADO, PERU - 07 de janeiro de 2012 - 585km

Hoje foi o dia tão esperado por todos nós, hoje a viagem tornou-se internacional. Estamos em Puerto Maldonado, Peru. Posso dizer com absoluta certeza que nunca esperei tanto por algo tão banal de ser conquistado. Mas ao final de contas, sempre que pensava nisso meu apetite era estimulado, acredito eu pelo fato de pensar em Peru e Lima na mesma frase, jantar e sobremesa num país só.
Mas tão sonhada conquista não poderia ter sido mais saboreada (olha eu ficando com fome de novo) se não fosse pelos empecilhos que o caminho nos apresentou, dificuldades que por hora pareciam insuperáveis, situações quase que matematicamente improváveis, testando em cada uma delas a nossa força de espírito, a nossa união como grupo, a nossa determinação em realizar o planejado, o nosso positivismo diante dos problemas, mas ao final nós somos brasileiros e não desistimos jamais!
Foram três dias para chegar até aqui, totalizando mais de 2500km, até ontem sem um pingo de chuva, mas hoje foi diferente, e bota diferente nisso, choveu quase que o trajeto inteiro, especialmente até chegar à fronteira, mas bota chuva nisso, se chovesse 40 dias e 40 noites seguidas, poderiam esperar uma Arca cheia de animais navegando por ai. Nosso equipamento “waterproof” mostrou-se ineficiente na maioria de todos os participantes. Vamos torcer para que a cordilheira não se apresente molhada.
Nesses três dias de viagem nunca pilotamos à noite, mesmo com distâncias maiores, porém não tínhamos cruzado fronteiras ainda, e vivendo num mundo cheio de tablets, facebook, twitter, wireless e outras estravaganzas, o mundo digital chegou à fronteira, agora todo o sistema é on line, para fazer a papelada de importação temporária dos nossos veículos ao Peru, o funcionário da SUNAT (a versão peruana da Receita Federal) preenche o documento online e o imprime, simples assim, isso demora só uns minutinhos, que podem variar de 35 a 78 minutos por veiculo!!! Mas como assim, todo o sistema não é on line? Eis ai que mora o perigo, essa é a parte do contrato em letras miúdas que ninguém lê. O sistema de internet é via satélite, tipo a Sky TV e o sistema do DETRAN no Mato Grosso, só funciona se o sol estiver de cor azul brigadeiro e sem nenhuma nuvem por perto, tarefa difícil de cumprir nos céus da floresta amazônica conhecida oficialmente como floresta tropical úmida. E hoje chovia muito, o sistema travava, caía, voltava e o funcionário quase aposentado que trabalhou a carreira inteira numa maquina de escrever manual, com duas cópias de papel carbono e um frasco de rorex para apagar os erros, parecia que tinha sido teletransportado de algumas décadas atrás e colocado no lugar errado. Mais um teste para nós, desta vez de paciência.
Atravessada a fronteira, nos restava chegar em Puerto Maldonado, não posso comentar muito sobre o que vi, pois estava de noite e a lua cheia brilhava entre as nuvens, asfalto muito bom, nenhum buraco, em compensação quebra-molas em todos os cantos: mais de 100 para 140 km de estrada. Outra coisa que me impressionou foram as placas de “Preserve o Meio Ambiente, Protega as florestas” distribuídas ao longo da rodovia, não vi no lado brasileiro nenhuma delas desde que saímos de Cuiabá, MT.
O vídeo de hoje será editado e colocado assim que tivermos uma internet com banda larga decente. Fica o convite para voltar e ver o vídeo.

8 comentários:

  1. Sensacional!!!! Bom demais acompanhar vocês assim!!! Que hoje o sol brilhe total!!!! Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Sou amiga do Dr. Oscar,Carlos, Lana e Ana Carolina. Vou acompanhá-los online. Quando lí a matéria dei muita risada. A minha net é quase identica a da SUNAT, e sou aposentada.Rsssssss. Mas vamos lá. Estou torcendo por vocês e cuidem da minha amiga Lana que irá encontrá-los em Cusco.Abraços

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Estou encantada por esse blog e essa viagem, sou filha do Dr Oscar e claro irmã do Carlos, sou a unica da família que fiquei, mas com certeza na próximo vou.
    Acordo e a primeira coisa que faço é vir aqui.
    Cuide bem do meu pai, já começou meio atrapalhado rsrsrs, qdo li o dia em que pegou o caminho errado, pensei: "Esse é meu pai" rsrsrs.
    Abraço e que Deus acompanhe vocês.
    Ah, manda um abraço pro meu pai e irmão, e acredito que hoje encontrem minha mãe (Lana) e irmã (Ana Carolina).

    ResponderExcluir
  5. sou tia do EVERTON, estou acompanhando td e estou adorando e viajando com vcs. e torcendo para que td dê certo beijos a todos

    ResponderExcluir
  6. Neste momento já devem estar em Cusco. Espero que tudo tenha corrido bem, e que todos aproveitem a viagem ao máximo! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Pessoal continuo na carona e curtindo cada postagem no blog, abraços a todos e em especial pra minha amiga Lana e que hoje já está com o grupo.
    Boa viagem a todos e que Deus os acompanhe.

    ResponderExcluir
  8. Continuo na carona também. Cuidado aí sócio, um abraço p/todos, João Luiz, Kiko, Luiz Paulo, Nilson, que Deus acompanhe vcs. Curiosa p/ver os vídeos.

    ResponderExcluir